Contabilidade para empresas e filiais – como este serviço deve ser realizado?

Quando uma empresa se expande, é comum que os serviços de contabilidade acompanhem passo a passo a mudança. Isso é necessário tanto para que um processo de abertura de filial na mesma cidade ou em outra ocorra, por exemplo, quanto para regularizar todos os registros necessários e previstos em lei. Afinal, o crescimento de uma empresa não pode ser ameaçado por possíveis irregularidades ou obstáculos causados pela falta de informação a respeito da nossa burocracia e de nosso sistema legal que regula esses processos.

 

Em primeiro lugar, é importante saber definir corretamente o que seria uma matriz e uma filial. Quais são as responsabilidades, funções e direitos de cada uma? O que é necessário para regularizar o seu funcionamento? Assim, é indispensável identificar as respostas destas perguntas antes de partir para o universo prático. O conceito de “matriz” de uma empresa pode ser entendido como sua sede, a que deu origem a todas as outras. A matriz é onde se encontra o núcleo de toda organização, na qual se encontram os diretores e líderes e onde é dado rumo ao negócio. Todas as outras derivações da empresa são subordinadas à matriz e o que nela é decidido. Assim, a matriz possui claro lugar de liderança se estabelecermos uma hierarquia dentro das unidades da própria empresa.

 

A filial também é encarregada de direcionamentos do negócio, porém não possui poder deliberativo. Apenas deve representar a matriz em praticamente todos os aspectos. Suas decisões podem afetar a empresa como um todo e não seria diferente do ponto de vista legal, onde tudo o que faz a filial recai sobre a empresa, seja positivo ou negativo.

 

Conte com a Só Registros contabilidade e entenda como se dá a contabilidade de matrizes e filiais

 

A empresa de contabilidade Só Registros disponibiliza o acompanhamento contábil de filiais e matrizes para as empresas parceiras. Tendo amplo conhecimento neste setor. A Só Registros garante a regularização de sua filial e explica claramente como o processo é feito e as duas opções de fazer a contabilidade neste caso: de forma centralizada e descentralizada. Ambas as formas são previstas em leis e depende da conveniência para o empresário e do contexto no qual se insere a empresa, decidir qual é a melhor forma.

Na forma centralizada, toda a escrituração e apuração de resultados é feita pela matriz, partindo posteriormente em modelo para as filiais, tendo a opção de separar todos os números relevantes de cada unidade como se fossem empresas diferentes e compará-los posteriormente. Na forma descentralizada, as filiais possuem centro de custos destinados ao uso de cada filial, que faz, de forma independente, seus próprios lançamentos contábeis, registrando depois em forma de importação para a matriz.

Com a Só Registros, você pode contar com profissionais especializados e experientes, que poderão aconselhar e indicar quais são as vantagens e desvantagens que cada forma poderiam acarretar para a sua empresa. Através de ferramentas exclusivas, a Só Registros permite que você tenha controle da sua empresa da forma mais segura possível, deixando que profissionais com profundo conhecimento da legislação brasileira, de contabilidade e administração apresentem de forma descomplicada quais são suas melhores opções de ação. Não comprometa o crescimento de sua empresa – garanta que suas filiais e a matriz estejam sempre em perfeita sintonia!



Deixe uma resposta