O que é Sicaf? Descubra o que é necessário e como funciona o cadastro para participar de processos de licitação.

A depender do tipo de produto ou serviço que uma empresa coloca à disposição da população, ter um contrato com o governo pode ser extremamente interessante por diversos fatores. Em primeiro lugar, os contratos são, geralmente, de médio a longo prazo, de modo que a empresa possui escoamento garantido de sua produção. Outra vantagem é o baixo índice de inadimplência por parte do governo. O processo de licitação envolve questões burocráticas que destinam com antecedência a verba à empresa em questão.

 

O SICAF é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Ele é mantido pelos mesmos órgãos que compõem o SISG (Sistema de Serviços Gerais). O SISG se refere apenas aos seguintes serviços: atividades de administração de edifícios públicos e imóveis residenciais, material, transporte, comunicações administrativas e documentação.

 

Assim, caso a empresa ou o profissional autônomo tenha interesse em participar de licitações promovidas pelos órgãos que integram o SISG, devem ter cadastro e habilitação no SICAF, podendo também acompanhar o desempenho dos cadastrados e, ainda que não sejam escolhidos, aumentar as opções de compra do governo e aumentar o nível da qualidade do serviço à disposição, uma vez que aumentam a concorrência. Para o fornecedor/empresa, o SICAF também apresenta vantagens no sentido de reduzir custos de habilitação, aumentar a transparência dos processos, bem como a sua divulgação. O cadastro no SICAF classifica o fornecedor dentro do setor de serviços prestados, permitindo que seja encontrado com mais facilidade no mercado. Caso não seja escolhido em uma primeira vez, terá melhores oportunidades ao se candidatar novamente.

 

Cadastramento no SICAF

 

Para cadastro, o site do SICAF está à disposição do fornecedor através do endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br, na opção “Acesso Livre” e “Sicafweb”. Ao inserir os dados solicitados, o fornecedor poderá fazer um pré-cadastro, sendo necessário, porém, completá-lo após apresentação da devida documentação em uma UASG, além do preenchimento do formulário.

Até o preenchimento dos dados no site, o fornecedor não encontrará muitos obstáculos. Porém, a necessidade de ser acompanhado por um profissional surge na hora de providenciar a documentação necessária, de acordo com a natureza da empresa. A Só Registros oferece aos seus clientes todo o acompanhamento necessário do processo de cadastramento e habilitação no SICAF, bem como da organização, levantamento e apresentação da documentação necessária aos respectivos órgãos. Contar com a Só Registros permite que você continue focado no planejamento estratégico da sua empresa enquanto aguarda os prazos de liberalização dos documentos e de aprovação do cadastro, não sendo necessário que você deixe suas atividades para cuidar disso ou mesmo que designe algum colaborador, que traria mais benefícios à empresa permanecendo em sua função principal.
Entre em contato com a Só Registros, apresente sua empresa e explicite a sua demanda. Você será extremamente bem recebido e poderá contar com o aconselhamento e a dedicação de profissionais altamente capacitados e certificados, com ampla experiência no mercado. O sucesso de uma empresa também consiste em firmar as melhores parcerias.



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